Integrantes de 126 países estão interessados em trabalhar no evento; 47% são mulheres
O programa de voluntariado para a Copa das Confederações 2013 e para a Copa do Mundo de 2014 atingiu recorde de inscrições de mais 95 mil pessoas na última quinta-feira (30). Os números superam o consolidado na Alemanha em 2006 (48.000), e na África do Sul em 2010 (70.000). O balanço é parcial, e as inscrições estão abertas até pelo menos 4 de setembro, podendo ser prorrogadas.
Segundo o Comitê Olímpico Local (COL), há interessados de 126 países. Do total até agora, 47% são mulheres. A previsão é de que 7 mil voluntários atuem na Copa das Confederações, e 15 mil na Copa do Mundo. O processo de seleção terá ainda entrevistas e treinamentos.
Os primeiros treinamentos serão online e começam em dezembro deste ano. Após a capacitação pela internet, haverá um treinamento presencial, em que as pessoas vão conhecer os locais de trabalho e terão instruções específicas.
Para participar, é necessário que o candidato tenha no mínimo 18 anos até 13 de Março de 2013. Serão 20 dias corridos de voluntariado, e cada turno de trabalho durará até 10 horas. Na hora de se inscrever, o interessado poderá escolher em qual evento quer trabalhar. São quatro opções: sorteio da Copa das Confederações, marcado para dezembro deste ano em São Paulo; Copa das Confederações, em junho de 2013; sorteio da Copa do Mundo da Fifa, previsto para o fim de 2013 na Costa do Sauípe na Bahia, e a Copa do Mundo, que ocorrerá em junho e julho de 2014.
Pessoas com deficiência também podem ser voluntárias. Serão realizadas verificações de antecedentes criminais de todos os interessado. As áreas de atuação incluem serviços de transmissão, serviços de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos e competições. Algumas funções possuem requisitos específicos e necessitam de conhecimentos e habilidades determinadas.
O trabalho não terá remuneração, e os voluntários não terão ajuda de custo para hospedagem. O COL e a Fifa vão fornecer os uniformes, um auxílio para o deslocamento até o local de trabalho, desde que dentro da cidade-sede, e alimentação. A Fifa avisa que não serão dados ingressos para que os voluntários assistam aos jogos.
O número recorde de inscrições para o programa de voluntariado foi elogiado pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valke, que esteve no Brasil esta semana para visitar os estádios Amazônia, em Manaus (AM), e Pantanal, em Cuiabá (MT).
“A esmagadora mobilização de mais de 95 mil pessoas interessadas em atuar como voluntárias no torneio confirma o entusiasmo de viver a experiência de uma Copa do Mundo da Fifa na meca do futebol. Um claro sinal de que os brasileiros mal podem esperar para participar da maior celebração do futebol”, afirmou.
Ele também elogiou os esforços dos municípios para melhoras as condições de mobilidade e hospedagem e andamento das obras dos estádios. Ele reafirmou a confiança de que tudo estará pronto para a Copa de 2014.
A próxima rodada de inspeções da Fifa será entre 16 e 18 de outubro. Os estádios vistoriados serão o Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e o Maracanã, no Rio de Janeiro. Na capital carioca, Valcke conhecerá, também, o novo escritório do Comitê Organizador Local (COL), que também será o Centro Internacional de Transmissão para 2014.
Valcke anunciou que a decisão de o estádio de Recife ser incluído na Copa das Confederações em 2013 vai sair na primeira semana de novembro.
Fora de tópico Mostrar Código Esconder Código Mostrar EmoticonEsconder Emoticon